29 de abril de 2025
A comunidade da UFV conta com um novo canal de comunicação com a Comissão Permanente para a Promoção dos Direitos Humanos e Combate às Opressões (CPDHO), através do e-mail cpdho@ufv.br.
O canal é utilizado para o recebimento das demandas de acolhimento de possíveis vítimas de violência na comunidade universitária. A criação deste canal de comunicação com estudantes e servidores (técnicos e docentes) dos três campi corresponde apenas a uma das ações da CPDHO, que conta, dentre outras unidades, com a parceria da Diretoria de Governança Institucional (DGI) para a promoção de suas atividades, conforme previsto na Resolução nº 06/2024/Consu/UFV (Política de Promoção dos Direitos Humanos e Combate às Opressões).
O objetivo da Política de Promoção dos Direitos Humanos e Combate às Opressões, implantada na UFV em 2024, é lutar contra as práticas que configuram assédio moral e sexual, violência de gênero e preconceitos em virtude de raça, cor, etnia, religião, naturalidade, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade, classe social e características físicas ou deficiências.
A CPDHO é o principal ator que atua na implantação da política, sendo composta por 11 integrantes, que representam os três campi e diferentes segmentos da instituição. Sua atuação reforça a estrutura da Unidade Setorial de Integridade da UFV juntamente com órgãos como o Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGRC), a Unidade Seccional de Correição (USC), Comissão de Ética (CE), Auditoria Interna (AUDIN) e Ouvidoria.
Para maiores informações, consulte a notícia publicada pela Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) em 29/04/2025.