Unidade de Gestão da Integridade promove eventos nos campi Rio Paranaíba e Florestal: “Compromisso com Integridade e Transparência: Reflexões sobre Governança, Ética e Prevenção ao Assédio na UFV”

4 de janeiro de 2024


A integridade e a transparência são valores fundamentais na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para garantir a gestão eficaz da integridade e fazendo parte das ações de divulgação da estrutura de gestão da integridade da UFV, uma equipe de especialistas da universidade realizou visitas aos campi de Rio Paranaíba e Florestal, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2023, respectivamente. O evento contou com a participação de mais de 100 (cem) servidores nos dois campi, entre técnicos e docentes.

A equipe foi composta pela Profa. Rejane Nascentes, Vice-Reitora da UFV e Presidente do Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGRC), por membros da Diretoria de Governança Institucional (DGI), que é a Unidade de Gestão da Integridade (UGI) na UFV, incluindo Fabricio Tadeu da Silva, Diretor de Governança e Wanderson Lopes Gomides, membro do setor de integridade e riscos da DGI e Presidente do Grupo de Trabalho para elaboração do novo Plano de Integridade, além do Prof. Gláucio Inácio da Silveira Corregedor, Filipe Cardoso Sant’ Ana, Ouvidor, Prof. Paulo César Pinto de Oliveira, Presidente da Comissão de Ética, Profa. Joana D´Arc Germano Hollerbarch, Presidente da Comissão de elaboração da Política de Direitos Humanos e Combate ao Assédio e às Opressões, Bráulio Martins Bueno, Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (AMLAI), Monique de Cássia Bertto, Presidente do Grupo de Trabalho para elaboração das campanhas sobre o combate a todos os tipos de assédio (participação remota por videoconferência).

Os eventos foram abertos pela Profª Rejane, Presidente do CGRC, que apresentou a equipe de gestão da integridade e as ações que estão sendo desenvolvidas na universidade para fortalecimento da estrutura, os componentes e as respectivas responsabilidades dos palestrantes do evento.

Profª Rejane Nascentes, Presidente do CGRC e Fabrício Tadeu da Silva, Diretor de Governança Institucional

Na sequência o Diretor de Governança Institucional, Fabrício Tadeu, relacionou a temática de governança, especificamente a gestão da integridade, como parte das ações que são executadas sob a coordenação da DGI como suporte ao CGRC para o alcance das metas da Unidade de Gestão da Integridade, dentre as quais a realização de eventos para disseminação dos conceitos da ética e integridade na UFV.

Wanderson Gomides, especialista em integridade e gestão de riscos, explicou a inter-relação entre as diferentes unidades de integridade que compõem a estrutura de apoio à governança, destacando a Diretoria de Governança Institucional, a Unidade Seccional de Correição, a Comissão de Ética e a Ouvidoria. Ele enfatizou como essas unidades desempenham um papel fundamental nos indicadores de governança da UFV, reforçada pela participação e interação dos comitês de governança e dos demais órgãos da estrutura, bem como a participação da comunidade no aprimoramento da transparência e do controle social.

Wanderson Lopes Gomides, especialista em integridade e gestão de riscos da DGI

O Professor Gláucio detalhou o modelo de trabalho da Unidade Seccional de Correição, enfatizando os aprimoramentos técnicos que tornaram a correição da universidade mais eficiente, sem comprometer as garantias constitucionais dos envolvidos. Ele destacou que a meta para o próximo ano será o trabalho de prevenção, compromisso firmado nas metas do objetivo da Governança do Plano de Desenvolvimento Institucional, o planejamento estratégico da UFV, para o período 2024-2029. O Corregedor apresentou a página da USC, enfatizando as informações que dão suporte às comissões de processos e procedimentos correcionais.

Profº Gláucio Inácio da Silveira – Corregedor da UFV

A Professora Joana D’Arc Germano Hollerbach apresentou o trabalho realizado pela Comissão de Combate às Opressões na Universidade. Este grupo propôs uma minuta de política abrangente de combate ao assédio e outras formas de opressão no âmbito da universidade, visando criar uma estrutura de apoio às vítimas de assédio, de caráter multicampi. A minuta está em processo de avaliação e aprovação pelas instâncias superiores da UFV.

Profª Joana D’Arc Germano Hollerbach: Comissão de Combate às Opressões

O Ouvidor Filipe Cardoso Sant’ Ana discutiu os canais de manifestação disponíveis na universidade, fornecendo informações sobre como denunciar e as proteções disponíveis para denunciantes e manifestantes em relação à universidade. O Ouvidor demonstrou como é realizado o fluxo de tratamento, além de mostrar as informações disponíveis na página da Ouvidoria e na Plataforma de Ouvidoria – Fala.BR para os mais diversos tipos de manifestações (denúncias, elogios, sugestões, reclamações, solicitações e simplificação dos serviços públicos).

Filipe Cardoso Sant’ Ana: Ouvidor da UFV

Bráulio Bueno, Autoridade AMLAI, apresentou o Plano de Dados Abertos (PDA), apreciado e aprovado pelo Comitê de Governança Digital (CGD) em outubro passado e que se encontra em fase de aprovação pelo Conselho Universitário, evidenciando o PDA como um dos instrumentos norteadores da transparência institucional. Promovendo a participação cidadã e o controle social, garantindo, dentre outros, a ampliação dos meios de prevenção à corrupção e da promoção da integridade. A AMLAI demonstrou as bases de dados abertos da universidade e suas possibilidades de uso.

Bráulio Martins Bueno: Autoridade de Monitoramento da LAI

O Professor Paulo Cesar compartilhou o trabalho realizado pela Comissão de Ética, detalhando seus aspectos legais e as expectativas em relação ao novo Código de Ética que será apreciado pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGRC) e pelo Conselho Universitário (CONSU) em breve. Foi apresentada a página da Comissão de Ética onde estão disponíveis informações sobre plano de trabalho, atas das reuniões, composição e informações gerais sobre os procedimentos da Comissão de Ética.

Profº Paulo César Pinto de Oliveira: Presidente da Comissão de Ética

Monique Bertto, Diretora de Comunicação e Grupo de Trabalho para elaboração das campanhas sobre o combate a todos os tipos de assédio, apresentou um plano abrangente para combater o assédio sexual e moral na UFV, através de campanhas de conscientização e capacitações que abrangem todas as esferas e mídias sociais da UFV.

Essas iniciativas refletem o compromisso da universidade e o patrocínio da Alta Administração com um ambiente seguro, íntegro e ético para todos os membros da comunidade da UFV.

As visitas aos campi e os eventos realizados demonstram o compromisso da universidade com a integridade e a transparência, bem como a importância de manter uma cultura de respeito e responsabilidade em toda a instituição.

Em breve as ações serão replicadas no campus UFV/Viçosa e alcançarão outros públicos-alvo.

Equipe da Unidade de Gestão da Integridade que visitou os campi da UFV em Rio Paranaíba e Florestal.

À frente, da direita para esquerda: Profª Joana Dar´C, Profº Gláucio e Fabrício Tadeu;

Ao fundo, da direita para esquerda: Bráulio, Filipe e Wanderson.