Histórico da Gestão de Riscos na UFV

Levantamento dos Riscos mais relevantes em Macroprocessos

Em 2020 a DGI promoveu o início da atualização do mapeamento e gerenciamento de riscos dos processos organizacionais cadastrados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), assim como a construção da matriz de riscos dos processos de maior relevância na UFV, utilizando-se uma matriz 3X3.

Nessa primeira etapa a DGI, atuando com a consultoria da Auditoria Interna (AIN), elaborou uma planilha guia, a qual foi encaminhada às Pró-Reitorias para análise e identificação dos riscos mais relevantes, ou seja, aqueles que possivelmente tivessem maior contribuição negativa, caso ocorressem, no alcance dos objetivos institucionais. Dada a natureza da abordagem aos macroprocessos, a equipe da DGI realizou, durante o mês de novembro de 2020, reuniões por videoconferência com representantes das Pró-Reitorias de Administração, Planejamento e Orçamento, Assuntos Comunitários, Gestão de Pessoas, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Ensino, e, devido à transversalidade do tema, com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

Durante as videoconferências, a equipe da DGI/AIN atuou como facilitadora das Pró-Reitorias na identificação dos riscos mais relevantes pertinentes às suas respectivas áreas de atuação, com indicação dos eventos gerados, causas, impactos, ações de tratamento e na mensuração da probabilidade e impactos gerados.

Encerrada a etapa de identificação dos riscos mais relevantes, os dados coletados junto às Pró-Reitorias foram consolidados em um documento único, recebendo tratamento referente à categorização e identificação da natureza dos riscos. Na etapa seguinte, tomando por base a utilização da matriz de riscos 3 x 3, foram graduadas as probabilidades em baixa, média e alta possibilidade de ocorrência; e, o impacto, em baixo, médio e alto nível, culminando, pela aplicação do produto entre os parâmetros probabilidade e impacto, no nível do risco.

O mapeamento de riscos foi feito a partir da identificação dos eventos que podem evitar, atrasar, prejudicar ou impedir o atingimento de um ou mais Objetivos Institucionais, de Processos ou à Integridade.

Esses eventos foram categorizados e tiveram suas causas e consequências elencadas. Em seguida, foram caracterizados e avaliados os controles preventivos e de atenuação e recuperação existentes. Assim, uma vez identificados, os riscos foram avaliados conforme sua probabilidade de ocorrência e os impactos que podem causar.

As opções de tratamento dependem da classificação do risco e do custo/benefício de implementação de controles. Os riscos classificados como baixos podem ser aceitos; já os classificados como médios e altos devem ser mitigados, compartilhados e/ou evitados, a depender do custo/benefício de implementação, cuja definição será tratada no âmbito da Política de Gestão de Riscos do próximo período.

Por fim, os resultados obtidos com a classificação dos 59 (cinquenta e nove) macroprocessos mapeados podem ser observados na planilha disponível no link abaixo:

Os Riscos Mais Relevantes em Macroprocessos da UFV realizado em 2020 foi publicado no Relatório de Gestão 2020, pág. 54-59.

O Relatório de Gestão 2020 também pode ser acessado na página de Transparência e Prestação de Contas da UFV .